História das rodas de liga leve

Veja aqui
As primeiras rodas de liga leve fabricadas no Brasil eram de magnésio fundido, a famosa roda
Gaucha. A marca SCORRO começou a fabricar rodas de magnésio em 1966 no Brasil, e a
RODÃO e JOLLY vieram logo em seguida.
Depois de alguns anos começaram a serem fabricadas as rodas de ligas de alumínio, que eram
muito mais resistentes e também com possibilidade de se conseguir desenhos mais diferentes
e mais modernos.
Existem vários processos de fabricação, mas basicamente existem 3 tipos mais utilizados:
• a fundida: onde o alumínio fundido é despejado em moldes em baixa pressão;
•a injetada: onde o alumínio derretido é comprimido à pressão dentro de moldes;
•as forjadas: mais usadas em caminhões e ônibus.
 A grande maioria das rodas de liga leve é fundida em uma única peça, mas alguns modelos
possuem a face soldada na tala, parte onde vai o pneu, como é o caso das rodas originais
fabricadas nos anos entre 1994-1999, é mais comum para fabricação de rodas personalizadas.
As rodas de liga leve possuem maior conforto, menor condução de calor, maior resistência,
melhor assentamento e melhor balanceamento.

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